Quais são os diferentes tipos de transceptores QSFP+?
QSFP+ significa Quad Small Form-Factor Pluggable Plus. Um módulo de fibra óptica paralela e hot-swap que oferece opções de conectividade 40G de alta densidade para redes de computação de alto desempenho e data centers modernos. Ele tem quatro canais ópticos independentes de recepção e transmissão que podem terminar em outro transceptor 40G QSFP+ ou podem ser distribuídos para quatro transceptores 10 Gigabit SFP+ separados. Os módulos QSFP+, em poucas palavras, conectam todo o circuito elétrico do seu sistema a uma rede óptica externa.
Interface QSFP+: LC e MPO
Atualmente, há uma variedade de transceptores 40G disponíveis no mercado. No entanto, a ótica 40G QSFP+ segue o padrão QSFP MSA, que determina que os conectores 40G QSFP+ podem ser
MPO de 12 fibras ou LC duplex. Quais são o MPO e o LC. Quais são as diferenças entre essas duas interfaces?
Para simplificar, os transceptores
40G QSFP+ que têm uma interface LC são usados na transmissão de dados por longas distâncias via fibra de modo único (SMF), enquanto os transceptores com uma interface MPO (exceto para 40GBase-PLR4 e 40GBase-PLRL4) são implantados para dados transmissão em curtas distâncias via fibra multimodo (MMF). Além disso, os transceptores QSFP+ com interface MPO podem ser usados em conectividade 4x10G usando um cabo breakout, em comparação com aqueles com interface LC que não podem ser divididos em 4x10G, uma vez que usam 4 comprimentos de onda em um par de SMF.
Vamos nos aprofundar e entender como funcionam os transceptores 40G QSFP+ com interface LC. Do lado da transmissão, 4 canais de fluxos de dados seriais 10G com diferentes comprimentos de onda são enviados para drivers de laser. Esses mesmos drivers de laser controlam o DML ou lasers modulados diretamente usando comprimentos de onda. Em seguida, as saídas DML são multiplexadas opticamente para uma fibra monomodo por meio de um conector LC padrão, combinando como 40G. No lado receptor, o sinal 40G é demultiplexado em quatro fluxos 10G separados em comprimentos de onda diferentes. Cada luz de comprimento de onda simples é adquirida por um diodo e amplificada por um TIA e então sai como dados elétricos.
O princípio de funcionamento de um transceptor 40G QSFP+ com uma interface MPO pode ser explicado começando pelo lado da transmissão, quando ele transmuta sinais elétricos paralelos de entrada em sinais ópticos paralelos por meio de uma matriz de laser. Os sinais ópticos são então enviados através da fita MMF terminada em MPO. Por outro lado, o receptor transforma sinais de entrada ótica paralela em sinais de saída elétrica paralela usando um conjunto de fotodetector.
Qual tipo de QSFP+ é adequado para você?
Os transceptores QSFP+ também vêm em várias classificações. É importante saber qual categoria é mais adequada para a configuração da sua rede.
O 40GBase-SR4 é provavelmente o transceptor 40G mais amplamente utilizado e mais popular para transmissão de curta distância, principalmente comprimentos de link de 100m e 150m em fibras multimodo OM3 e OM4. É um transceptor de fibra óptica paralela com interface MPO e padrão de transmissão 4x10G. O 40GBase-SR4 pode atingir o envio e recebimento de sinal 40G simultâneos com a ajuda de quatro pistas 10G SFP+ em um módulo. Normalmente, você pode ver esse tipo de transceptor sendo usado em data centers para interconectar dois switches com cabos de fita de 12 vias.
Enquanto o 40GBase-LR4 é usado para transmissão de curta distância, o 40GBase-LR4, por outro lado, é para transmissão de dados de longo alcance. Embora usem a mesma tecnologia de várias vias, o LR4 difere porque, em vez de usar um único fio de fibra para cada faixa, multiplexa todas as quatro faixas de envio em um fio de fibra e todas as quatro faixas de recepção em outro fio de fibra única. Este tipo de transceptor suporta comprimentos de link de até 10kms por meio de um cabo de fibra monomodo com conectores LC duplex.
O princípio por trás do módulo 40GBase-CSR4 é o mesmo do 40GBase-SR4 no qual ambos têm uma interface MPO. A diferença, porém, é que o CSR4 pode ser considerado uma atualização do SR4 porque pode suportar uma transmissão de dados mais longa. Até 300m usando OM3 e 400m em OM4.
O 40GBase-LR4 Lite ou mais comumente conhecido como 40GBase-LR4L tem os mesmos fundamentos do 40GBase-LR4, pois é usado para transmissão de dados 40G de longo alcance em um cabo de fibra monomodo. A diferença, porém, é que enquanto o LR4 pode suportar comprimentos de link de até 10kms, o LR4L só vai até 2kms.
O módulo 40GBase-ER4 pode lidar com transmissão de dados de longa distância de até 40kms em fibra SMF com conectores LC duplex. Ele funciona convertendo quatro canais de entrada de 10G em quatro sinais ópticos CWDM e os multiplexa em um único canal de 40G. Na extremidade de recepção do módulo, a única entrada 40G é demultiplexada em quatro sinais CWDM e, em seguida, os transforma em uma saída de dados elétricos de quatro canais.
Conclusão
Nos atuais cenários de rede de dados de alto desempenho, os módulos 40G QSFP+ garantem transmissão de dados 40G de alta densidade, econômica e de baixo consumo de energia.
|