SFP28 vs. SFP+: Mesmo fator de forma com velocidade diferente
Já sabemos que o SFP+ é feito para operar a 10 Gb /s. E o SFP28 como a versão aprimorada do SFP+, é projetado para transmissão de sinal 25G. O SFP28 utiliza o mesmo fator de forma familiar do SFP+, mas a interface elétrica foi atualizada para lidar com 25 Gbps por pista. Como sua taxa de transmissão pode chegar a 28 Gbps, o nome de engenharia e indústria é SFP28. O SFP28 é considerado o sol nascente na indústria por oferecer largura de banda aprimorada, controle de impedância superior e menos diafonia.
Dado o fato de que SFP28 é compatível com portas SFP+, aqui vem a pergunta: é possível conectar portas SFP28 com SFP+? A resposta é definitivamente sim: o SFP28 adota o mesmo formato do SFP+, rodando apenas a 25 Gb/s em vez de 10 Gb / s, o que oferece melhor desempenho e velocidade mais alta. Portanto, o SFP28 funcionará perfeitamente nas portas SFP+, e os cabos SFP+ podem ser conectados às portas SFP28, embora não sejam projetados para taxas de dados de 25 Gb/s. Quando se trata de cabo de cobre, o cabo de cobre SFP28 possui largura de banda significativamente maior e menor perda em comparação com a versão SFP+.
Como número 28 em ambos os nomes, os módulos SFP28 e QSFP28 realmente adotam princípios de funcionamento diferentes: como foi mencionado anteriormente, os módulos SFP28 suportam 25 Gb/s em uma única faixa, o que permite uma transmissão sem erros de 25 Gb/s até 100m sobre fibra multimodo OM4. Quanto ao QSFP28, ele oferece suporte a quatro canais independentes com taxas de dados que variam de 25 Gb/s até potencialmente 40 Gb/s. Ambos podem ser usados em redes 100G, mas o SFP28 é aplicado na forma de cabos breakout QSFP28 a SFP28.
Depois de comparar SFP28 x SFP+ e SFP28 x QSFP28, vamos nos aprofundar em alguns dos principais benefícios do 25G SFP28. A especificação 25GbE permite que a largura de banda da rede seja atualizada de maneira econômica para dar suporte à solução de servidor e armazenamento de próxima geração, para ambientes de data center em escala de nuvem e web. Geralmente, tem as seguintes vantagens.
Maximize o desempenho e a escalabilidade: com SFP28, as organizações em escala da web e em nuvem podem desfrutar de 2,5 vezes o desempenho da largura de banda da rede de 10 GbE. Como o 25GbE é entregue em uma única via, ele oferece maior densidade de portas de switch e escalabilidade de rede em comparação com 40GbE, que consome quatro vias.
Reduzir capital de investimento e despesas operacionais: deploying SFP28 to build 25GbE networks enables organizations to significantly reduce the required number of switches and cables, and the reduction of facility costs related to space, power and cooling compared to 10GbE and 40GbE technology. Fewer physical network components reduce ongoing management and maintenance costs.
A solução de montagem SFP28 permite uma nova geração de switches Ethernet 25G de alta densidade, o que facilita a conectividade do servidor em data centers e oferece um caminho de atualização econômico para empresas que implantam links Ethernet 10G hoje para 100G ou até 400G no futuro. Este artigo aborda as diferenças relacionadas a SFP+, SFP28 e QSFP28, bem como as principais vantagens da Ethernet 25G.